terça-feira, 28 de abril de 2009

Perigo Social

Vamos combinar... é difícil encontrar alguém que não goste das coisas boas da vida. Digo isto porque acho extremamente grosseiro generalizar e afirmar que 100% das pessoas gostam do que é "bom". E viva a diversidade!! Falando de "bom". Pararam pra pensar o quão subjetivo é o conceito do "bom"? Objetivando ilustrar... acho muito bom quando faz frio e tenho a oportunidade de usar jaquetas mais pesadas, cachecol (adoro) e de repente até um sobretudo. Meu melhor amigo Diego, ao contrário, prefere o calor. Nada escaldante ou Senegalês, mas ainda assim, o calor. O que é bom pra mim não é necessariamente bom pra ele.

Tendo dito isto, continuo meu raciocínio. Me peguei pensando hoje o quão excelente seria ter dinheiro suficiente para fazer todas as coisas que considero boas. Viajar para Dubai para fazer compras, visitar minha amiga Ana Cheliga em Londres e aproveitar pra fazer compras na Harold's, ver minha Neguinha (Vanessa linda) que está morando na Espanha e poder me divertir com ela visitando as cidades maravilhosas da Europa, aproveitar para fazer um curso para afiar meu Espanhol (e nada melhor do que estudar Espanhol na Espanha), enfim, esse tipo de coisas boas que o dinheiro compra (porque existem outras que só Deus é capaz de dar). A que preço essas coisas são válidas e agregam?


Daí, vi o trecho de uma carta escrita por Eliana Tranchesi (uma das donas da Daslu) onde ela, indignada, fala: "não represento perigo para a sociedade" e considerava absurdo o fato de ter sido presa novamente. Vale lembrar que a primeira prisão da empresária aconteceu em 2005, onde ficou pouco aproximadamente 10 horas presa por sonegação fiscal.

Fico indignado ao saber que pessoas como Eliana consideram-se totalmente inofensivas, enquanto embolsam milhões e milhões de Reais de um dinheiro que não pertence a elas! Muitos se apoiam no fato de termos um governo muito corrupto (vejam o mais recente caso da farra das passagens aéreas por exemplo), que mostra que o dinheiro público não é exatamente bem empregado.

É um perigo deixar pessoas como a Eliana a solta porque a idéia vendida se divide em duas frentes:

1) A frente dos que acreditam que a melhor forma de ter acesso a tudo o que é bom na vida é comentendo crimes (porque sonegação é tão crime quanto assassinato) e;

2) A frente dos que acreditam que neste país, a impunidade é notória para aqueles que possuem capital para comprar a impunidade.

Como costuma dizer Boris Casoy: "Isto é uma vergonha".

3 comentários:

  1. To adorando ler seus textos..continue escrevendo sempre!!!
    beijocas

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, simplesmente me emociona o fato de vc não ter citado uma vizita na minha humilde residência no interior, la vc tbm gasta dinheiro!!!
    Bom o convite esta feito!!!
    Amei o que escreveu vc é bom nisso, BJOoo meu cunhado mais lindo

    ResponderExcluir
  3. Bom sem dúvidas a Tranchesi se considera uma pessoa de bem e que naum representa perigo a ninguém. Isso provavemente porque ela deva adorar os livros do Hobin Hood onde ele tirava dos ricos para dar aos pobres (roubo do mesmo jeito).
    Você dizia sobre as passagens aéreas, está tranmitando no congresso uma liminar onde todas as falcatruas e problemas passados serão perdoados e será instaurado uma nova política, e mais um super projeto ja esta sendo analisado, "uso de cartões de crédito coorporativos" parece que ja vejo a matéria de amanhã "escandalo no uso indiscriinado do cartão corporativo"
    IsSo é UmA VeRgOnHa!

    ResponderExcluir